Para Virgílio Madeira, residente em Santa Eulália, não restam dúvidas: “A COVID-19 é castigo divino”. E nada faz o padre mudar de ideias, nem cientistas, nem investigadores.
O padre, que passou toda a sua vida na sua freguesia, foi mesmo entrevistado por uma rádio local e fez algumas declarações no mínimo polémicas sobre a pandemia: “Vizela já não é o que era antes. Eu sou de uma era em que existia respeito, em que não existia maldade nesta cidade. Hoje está tudo diferente – somos a capital da p*taria e acreditem que este bicho da COVID-19 é um castigo de Deus. Deus quis isto. Deus quer exterminar a p*taria”.
Virgílio teceu duras críticas aos modelos de negócio que comandam actualmente em Vizela: “São mais casas de alterne do que paróquias. São mais prostitutas do que médicas e mais proxenetas do que engenheiros. E como é óbvio, Deus não quer isto, Deus quer acabar com isto. E foi por isso que nasceu a COVID. Não começou na China, e sim porque Deus quis”.
As declarações de Virgílio deram muito que falar na freguesia mas a verdade é que ele continua a pregar este discurso, até nas missas que vai dando em Santa Eulália.